"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

O CAMINHO DE CAIM


Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré. Judas 1:11

Segundo a Bíblia, Caim foi o homem que cometeu o primeiro assassinato, a partir de então ele tornou-se um arquétipo; por toda a Bíblia nós vemos o caminho de Caim. E foi estabelecido o paralelo entre o caminho de Caim e de Abel. A diferença entre o ímpio e o piedoso; entre o rebelde e o obediente; entre a religião fruto do esforço humano e a revelação dada por Deus; entre a crença e a fé. Vamos ver como se iniciou o caminho de Caim.

“E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante”. Gênesis 4:3-5.
“Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala”. Hebreus 11:4

“Caim trouxe uma oferta”. Ele adorou a Deus da sua maneira, conforme seus próprios pensamentos. Nele havia um sentido religioso; oferecer algo a divindade para alcançar sua bênção. Ele trouxe o fruto da terra, resultado do seu esforço, resultado do seu trabalho braçal de arar e cultivar a terra. Sua teologia estava fundamentada em Barganhar com Deus, conquistar o favor divino com o trabalho. Abel, por sua vez, trouxe uma oferta de acordo com a revelação de Deus. Abel era piedoso, procurava fazer as coisas de acordo com o padrão e vontade de Deus. Ele colocou em prática o que recebera de seus pais mediante a revelação de Deus. “E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu”. Gênesis 3:21. Um animal teve que morrer para cobrir a nudez (pecado) do homem. Após o pecado entrar no mundo o caminho de volta para Deus fora estabelecido pelo derramar de sangue, uma figura do que o redentor faria pelo homem na cruz. Cristo, o cordeiro morto antes da fundação do mundo. Abel foi a Deus pelo caminho de Deus. Abel colocou em prática a revelação que Deus dera a seus pais. “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”. Hebreus 9:22. Abel colocou sua fé na graça de Deus. Ele não foi até Deus baseado em suas obras e esforço, mas sim, em humildade e dependência, confiando que sua oferta de adoração seria aceita por estar de acordo com o padrão do Senhor. Por sua piedade verdadeira, fruto de um coração temente a Deus, foi considerado justo e aprovado por Deus. Enquanto Caim trouxe uma oferta, Abel trouxe a oferta. Ao ser reprovado pelo Senhor, o coração de Caim foi revelado; mostrando sua falsa piedade. Na verdade Caim estava centrado nele, seu culto foi com o objetivo de alcançar o favor da divindade. A inveja e a ira se apoderaram de Caim levando-o a matar seu irmão. Esse é um caminho. O carnal sempre se levantará contra o espiritual; a religião do homem pautada em prestígio, poder e riqueza; sempre perseguirá e matará os verdadeiros profetas de Deus. Os apóstatas sempre perseguiram os que estão na genuína fé. ”Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora”. Gálatas 4:29.

Bem, por toda a bíblia vemos esses dois caminhos: O caminho da religião baseada no homem. O caminho do esforço humano, das obras de justiça produzida pelo homem; e o caminho da fé baseado na revelação de Deus. O caminho do operar de Deus no homem, pelo homem e através do homem. Na vida de Abraão, também vemos esse dois caminhos representados por Ismael e Isaque.  “Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa”. Gálatas 4:22, 23. A carne produz obras para tentar alcançar o favor de Deus, a promessa produz a fé que faz o homem descansar na graça e fidelidade daquele que prometeu.Vemos aqui dois tipos de espiritualidade. Em toda história do homem, passando por todo o planeta, nós só temos dois tipos de espiritualidade: a espiritualidade da terra; do esforço humano, fruto da imaginação e elucubrações humanas, a espiritualidade de Caim. E temos a espiritualidade do céu, da fé, resultado de receber e confiar na revelação trazida por Deus ao homem, a espiritualidade de Abel. O caminho das religiões, inclusive o judaísmo e cristianismo, versus o caminho do evangelho. O que fica fora do evangelho e de Cristo é religião da terra, religião do auto esforço humano tentando alcançar a Deus. A oferta de Caim é a oferta da ralação, do suor, das obras da religião. É a oferta da Lei, o caminho representado pela lei. É a tentativa de complementar a obra da cruz, a cruz só não basta. Para os do caminho de Caim a cruz não foi suficiente é necessário o esforço do sacrifício para receber algo da divindade. O caminho de Caim, também é o caminho da piedade falsa. “Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”. 2 Timóteo 3:5. O caminho de Caim tem toda a indumentária religiosa – roupa, linguagem, rituais – canta louvores, dar dízimo, frequenta a igreja; mas não abre mão do controle de sua vida. É a espiritualidade da aparência, mas sem conteúdo. É o caminho da hipocrisia e apostasia que tem dominado a igreja moderna; fala da fé (confiança, entrega, rendição), mas a muito já abandonou a mesma, vivendo apenas pela aparência da religião. O caminho de Caim por um lado é o caminho da paranoia, da angústia e frustração por tentar servir a Deus pelo esforço. “Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus”. Romanos 10:2,3. Por outro lado é o caminho da independência, de prestar culto de acordo com suas ideias e preferências, a parte da revelação de Deus. “E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” Lucas 6:46. Nestes dias perigosos, dias de muito engano, temos que tomar cuidado, pois o próprio Senhor nos advertiu “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. Mateus 24:4, 5. Assim como, fomos exortados por Judas a batalharmos pela genuína fé que tem uma expressão insofismável pelos frutos do espírito na vida dos verdadeiros filhos de Deus. Infelizmente, muitos (ministros e pregadores) em nossos dias, entraram pelo caminho de Caim, que é caracterizado pela religiosidade do esforço humano, da falsa piedade e da centralidade do ego.   







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