"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

OS CRENTES AINDA PRECISAM GUARDAR OS DEZ MANDAMENTOS?


Em muitos lugares nós ouvimos o ensino sobre a Lei, que diz, que a lei da Antiga Aliança, dada por Deus, sob a liderança de Moisés, é dividida em três partes, dizem: existe a lei moral, a lei cerimonial e a lei civil. A lei moral se refere  aos Dez Mandamentos, a lei cerimonial se refere aos mandamentos religiosos e o trabalho sacerdotal, e a Lei Civil se refere à regulamentação da relação social da nação de Israel.
Em termos de didática, com o fim de entender todas as leis, regras e mandamentos que se encontram no Pentateuco, essa distinção é muito útil. O problema é usar essa divisão para afirmar que somente uma parte da lei foi abolida, e como cristãos é nosso dever guardar, a outra parte da lei que não foi abolida, pois a lei moral ainda está em vigor e espera-se que os cristãos vivam por ela. 
 Como cristãos, nós somos maravilhosamente livres, podemos comer de tudo: podemos comer bacon, podemos misturar queijo e carne, podemos comer lagostas e caranguejos e podemos até tocar as pessoas impuras! O enorme fardo da lei tem sido levantado. Graças a Deus! Eu sei que nenhuma mulher se agradaria com a ideia de caminhar pelas ruas gritando "impura" quando ela estivesse menstruada!

UMA DESCOBERTA: NÃO HÁ NENHUM LUGAR NA BÍBLIA ONDE A LEI É DIVIDIDA EM PARTES. ISSO É COISA DE TEÓLOGO.

Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente. Tiago 2:10.
Jesus se referiu ao Antigo Testamento usando a expressão a "lei e os profetas" e todas as vezes que ele falou sobre “a lei” sempre se referiu a ela como um todo, uma inteireza. Não estar de acordo com a bíblia, especialmente à luz da declaração de Tiago, separar a lei em partes e escolher o que deve ser cumprido. Ao quebrar um mandamento da lei a pessoa é culpada de quebrar toda a lei. Tanto Jesus como os apóstolos sempre se referiram apenas como a lei, abrangendo todo o Pentateuco. Tanto no grego como no hebraico, existem várias palavras diferentes para a palavra lei, às vezes traduzidas como lei, por vezes, mandamentos, às vezes como preceitos ou estatutos, mas não há consistência em dividir a lei; as diferentes palavras são usadas ​​de maneira intercambiável e se referem às mesmas partes da lei de cada vez. Não há nenhuma linguagem ou imagens usadas que dê, até mesmo, a impressão de a lei ser qualquer coisa, senão um todo.
Embora possa ser argumentado que Tiago está falando sobre a lei moral, mas só que na cabeça de Tiago, como os demais apóstolos de Jerusalém toda lei deveria ser guardada. Ouvindo isso, eles louvaram a Deus e disseram a Paulo: "Veja, irmão, quantos milhares de judeus creram, e todos eles são zelosos da lei.
Eles foram informados de que você ensina todos os judeus que vivem entre os gentios a se afastarem de Moisés, dizendo-lhes que não circuncidem seus filhos nem vivam de acordo com os nossos costumes. Que faremos? Certamente eles saberão que você chegou; portanto, faça o que lhe dizemos. Estão conosco quatro homens que fizeram um voto. Participe com esses homens dos rituais de purificação e pague as despesas deles, para que rapem a cabeça. Então todos saberão que não é verdade o que falam de você, mas que você continua vivendo em obediência à lei. Quanto aos gentios convertidos, já lhes escrevemos a nossa decisão de que eles devem abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual". Atos 21:20-25
Fica claro nesse texto de Atos que muitos convertidos judeus ainda eram zelosos guardadores da lei. Também vemos que os gentios convertidos não deveriam viver de acordo com os costumes dos judeus (guardar sábados, festas, luas novas, não se abster de certas comidas e etc...) conforme foi decidido no concílio de Atos 15 e lá eles decidiram não colocar nenhuma lei dos costumes judeus sobre os gentios. E mesmo que seja possível ser mostrado a partir da Escritura que há uma distinção entre leis morais, cerimoniais e civis, eu quero enfatizar que exatamente na Cruz Jesus nos libertou de toda e qualquer lei.

O QUE ACONTECEU COM A LEI?

Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,
e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,
e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.
Colossenses 2:13-15

Jesus cancelou o escrito de dívida na cruz! 

Muitos alegam que esse escrito de dívida que foi cancelado na cruz é a lei cerimonial e civil e não a lei moral dos dez mandamentos. Bem , Paulo diz que esse escrito de dívida consistia de ordenanças, e que eram contrárias a nós, vamos refletir: será que as leis civis, que são leis que promovem o bem estar e convívio harmonioso entre as pessoas de uma sociedade são ruins para nós? E que dizer das leis cerimoniais, que eram leis ritualísticas que representavam o sacrifício vindouro do Cristo em favor dos pecadores. Será que tais leis cerimoniais, que cobriam os pecados dos transgressores quando cometiam delitos e também cobria o pecado da nação de Israel ano após ano, eram na verdade mandamentos contrários e condenatórios do homem? Claro que não! Os mandamentos cerimoniais eram bênção para os homens, pois cobriam seus pecados diante de Deus. Quais os mandamentos que mostram nossa pecaminosidade e nos condenam? Quais os mandamentos que se quebrados nos faz réus do juízo de Deus? Certamente são os mandamentos morais. Por favor, note que o que Jesus cancelou foi o código, que tinha regulamentos que eram contra nós, que nos fazia condenados diante de Deus.
Se nós compararmos Colossenses 2:13-15 com 2 Coríntios 3:4-9 veremos que Paulo na verdade está falando de toda a lei – da antiga aliança, que incluía as leis morais.
Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo.
Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.
Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.
O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente.
Não será o ministério do Espírito ainda muito mais glorioso?
Se era glorioso o ministério que trouxe condenação, quanto mais glorioso será o ministério que produz justiça! 2 Coríntios 3:4-9.

Em Colossenses vemos que o código escrito que era contra nós foi cancelado na cruz.
Em 2 Coríntios, Paulo mostra-nos que a letra mata e o ministério que trouxe a morte foi escrito em tábuas de pedra. O ministério dos mandamentos escritos, é chamado o ministério que condena os homens. Quais mandamentos condenam os homens? Quais mandamentos foram escritos em tábuas de pedra? A resposta é óbvia; os mandamentos morais, o decálogo – os dez mandamentos. 
Em toda a Bíblia nós só tomamos conhecimento de uma "carta" que foi escrita em tábuas de pedra, os dez mandamentos. Na verdade, Paulo deixa claro, que ele está falando sobre os Dez Mandamentos, porque ele faz referência a Moisés descendo do monte, ora foi no monte que Moisés recebeu as tábuas dos dez mandamentos.
Assim, podemos ver que o código escrito que era contra nós é o mesmo da "letra que mata", que foi gravado em tábuas de pedra. Que é o "ministério da morte".
Qual é o código moral? Os dez Mandamentos. O que foi cancelado na cruz? O código escrito, que foi escrito em tábuas de pedra.
Assim, mesmo que sejamos capazes de provar a distinção entre diferentes partes da lei e insistir na distinção, é especificamente da lei moral que fomos libertados na Cruz, não da cerimonial ou civil.
Na verdade 2 Coríntios 3, faz algumas declarações assustadoras, para aqueles que querem viver debaixo da lei dos Dez Mandamentos:
"Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.
De fato, até o dia de hoje, quando Moisés é lido, um véu cobre os seus corações. Mas quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado.
Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade. E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito”. 2 Coríntios 3:14-18.
 Uma pessoa que está voltada para lei, lendo-a constantemente, se torna espiritualmente estúpida! Faz sua mente embotada e esconde a glória da Nova Aliança! ("Leitura" significa estudá-la e ensiná-la: Não havia Bíblias quando Paulo escreveu essa carta, a lei era lida a partir de um rolo por um rabino ou um homem judeu na sinagoga ou no templo durante as reuniões).
Se você é um crente, e está concentrado na lei e ela é lida para você, a glória começa a desaparecer, como Moisés. No entanto, quando você está voltado para Cristo o véu é retirado e refletirá com uma glória imorredoura! Voltado aqui claramente implica sair. Sair do velho sistema da lei e entrar no novo modo do espírito. (Romanos 7:6). 

“Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade”. 2 Coríntios 3:17.  

Todos nós já ouvimos isso muitas vezes, em muitas pregações, mas você já parou para pensar de qual liberdade Paulo está falando?
Este versículo na verdade é a continuação do versículo 6, vou colocar os dois versos juntos: "Ele nos fez competentes como ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o Espírito vivifica. Ora, o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade ".
Paulo está contrastando estar no Senhor, que é espírito e dá vida, contra a estar debaixo da letra da lei, que mata. A liberdade que temos, é da carta que mata, que traz um véu sobre nossos corações e rostos!
Onde o Espírito do Senhor estar, aí há liberdade da lei! Não há outra maneira de interpretar isso no contexto em que se encontra.

 Outro efeito negativo da Lei é que ela fortalece o pecado . Vemos isso mais e mais nas epístolas de Paulo: 

O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
1 Coríntios 15:56

Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6:14. Se estivermos debaixo da lei seremos dominados pelo pecado, pois a lei da força ao pecado.

Antes, eu vivia sem a lei, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu, e eu morri. Romanos 7:9.

Ensinar as pessoas a viver de acordo com a Lei moral dos dez mandamentos ou qualquer outra lei externa só vai aumentar o poder do pecado em suas vidas. É pela graça de Deus que somos livres, levados ao arrependimento, e ensinados a dizer não a impiedade, e não pelas leis.

POR QUE A LEI FOI DADA?

A lei nunca foi dada para que pudéssemos ser salvos e viver por ela. Na verdade, a Lei foi como um teste dado aos Israelitas mostrando que eles nunca poderiam ser aprovados, um padrão que ninguém poderia viver por ele. A ideia da lei nunca foi para mostrar-lhes como viver, mas para mostrar-lhes o seu pecado.
Antes que viesse esta fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada.
Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.
Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor. Gálatas 3:23-25.

O objetivo da lei era mostrar ao homem a necessidade de um salvador. Uma vez que Cristo veio, a lei não tem efeito, já cumpriu seu papel. 

 "Agora que a fé veio, já não estamos sob a supervisão da lei."

Jesus disse em Lucas 16:

"A lei e os profetas duraram até João".

A lei e os profetas faz referência as Escrituras do Antigo Testamento, a Antiga aliança. A lei (o Pentateuco) os profetas (os outros livros).

QUAL É A RELAÇÃO DO CRISTÃO COM A LEI?

"Agora que a fé veio, já não estamos sob a supervisão da lei."
Nos capítulos 4 e 5 de Gálatas, Paulo traça um paralelo entre o caminho da carne e o caminho do espírito. Ele contrasta Agar, escrava de Abraão e Sara sua mulher. O caminho da carne é o viver pela natureza humana, do esforço humano, a "forma ordinária" como todos vivem e que é ditada pelas leis; enquanto que o caminho do espírito é o caminho da fé na capacidade de Deus, e é ditado pelo espírito. Paulo deixa claro em Gálatas que esses dois caminhos não podem coexistir: Mas o que diz a Escritura? "Mande embora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava jamais será herdeiro com o filho da livre".
Portanto, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.
Gálatas 4:30,31.

Não somos filhos da escrava. Não somos filhos do monte Sinai. Quais leis foram dadas no monte Sinai? Leis cerimoniais? Leis civis? Ou foram as leis morais, ou seja, os dez mandamentos escritos em tábuas de pedra. Não somos filhos da lei. Somos filhos da livre. Filhos do espírito e não da letra que mata. 
Paulo está exortando os Gálatas para se livrar da escrava e seu filho. Toda e qualquer coisa que tenha a ver com o caminho da carne. Por quê? Porque um pouco de fermento leveda toda a massa.
Não podemos misturar a lei com a fé. O cristão (que é nascido da fé, nascido do Espírito) e a Lei não podem ter absolutamente nada a ver um com o outro. Você não pode misturar o caminho da carne (a velha forma da lei) com a nova forma do espírito. 
Precisamos saber que tudo foi encerrado na cruz. Quando o Senhor morreu ele disse: “está consumado”! Em sua morte ele encerrou tudo da antiga criação. Ora, a lei foi dada aos homens que estavam na antiga criação, uma vez que tudo da antiga criação foi encerrado na cruz, não precisamos mais da lei de mandamentos escritos. Nada da velha criação ou da Antiga Aliança perdurou depois da cruz.
Jesus veio e trouxe uma nova aliança, uma nova criação, no Seu poder de ressurreição. Ele não veio fazer uma modificação ou remendos na velha, mas trazer algo inteiramente novo. Os fundamentos e operação da Nova Aliança nada tem haver com a antiga, são diametralmente diferente. Esta Nova Aliança nem sequer é vagamente baseada ou similar a algum ponto do Velho Pacto Mosaico.
A Antiga Aliança foi substituída por causa de fragilidade e inutilidade em salvar o homem. Sua fragilidade estava no fato de ser baseada no esforço do homem e regida por leis e mandamentos externos. A Nova Aliança, por sua vez, é baseada no agir e poder de Deus e é baseada na lei do Espírito e vida que funciona no interior do homem, transformando-o de dentro para fora.

Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.
Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.
Romanos 8:5-8.

Viver por leis e regulamentos externos é viver pela carne, pois os mandamentos foram dados aos que estão na antiga natureza, ou seja, na carne. A lei traz apenas ira e condenação sobre os que estão na carne. Por isso, Paulo disse: “a inclinação da carne é morte". Pois os homens carnais não conseguem guardar a lei de Deus. Se andarmos de acordo com a nossa mente, nosso entendimento, estamos caminhando segundo a carne! Caminhando para a morte!

É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela lei, pois "o justo viverá pela fé".
A lei não é baseada na fé; pelo contrário, "quem praticar estas coisas, por elas viverá". Gálatas 3:11,12.

Desde que o homem caiu, o seu ponto de referência para o bem e o mal deixou de ser uma referência intuitiva, interna, espiritual para um "conhecimento do bem e do mal", baseado na sua mente, raciocínio e consciência, ou seja, na capacidade da carne. Viver de acordo com a lei é apenas mais conhecimento do bem e do mal pelos mandamentos. A Nova Aliança mudou tudo isso!  
Através da obra redentora do Senhor Jesus podemos nascer de novo e mais uma vez, voltarmos ao modo de Deus comunhão e dependência. É possível para o homem viver de acordo com seu espírito recriado preenchido com o próprio Deus e já não há qualquer necessidade de conhecimento do bem e do mal através de regras exteriores. O cristão deve andar com sua mente posta no espírito! O nosso ponto de referência mudou da lei de mandamentos externos, escritos em tábuas de pedra, para o nosso espírito cheio do  Espírito Santo!

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Gálatas 5:22-25.

Ou não sabeis irmãos, pois falo aos que conhecem a lei-que a lei é vinculativa para uma pessoa apenas enquanto ela vive? Uma mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele vive, mas se o marido morrer, ela está livre da lei do casamento. Assim, ela será chamada de adúltera, se ela vive com outro homem enquanto seu marido está vivo. Mas se o marido morrer, ela está livre da lei, e se ela se casar com outro homem ela não é adúltera. Da mesma forma, meus irmãos, vocês também morreram para a lei pelo corpo de Cristo, de modo que você pode pertencer a outro, àquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que possamos dar frutos para Deus. Por enquanto estávamos vivendo na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Mas agora estamos livres da lei, havendo morrido para aquilo que nos mantinha em cativeiro, de modo que servimos em novidade de espírito, e não na velha forma do código escrito. Romanos 7:1-6.

É evidente que pelas passagens acima que, a vida de um crente nada tem a ver com a lei escrita, mas de como aprender a viver de acordo com o espírito. Se ainda estão sob a lei de qualquer forma, são adúlteros espirituais!

NÃO PODEMOS CASAR COM CRISTO E VIVERMOS SOB A LEI EM TUDO. 

Mesmo flertando com ela, a lei, desonraria seu novo marido!
Todo comportamento cristão deve fluir do nosso ser mais íntimo. É por isso que Jesus falou muito de estar na vinha e dar frutos. A fonte é a videira, e não os ramos!
No instante em que adotarmos um comportamento, porque nos foi ensinado a partir,  a partir do exterior, sem a liderança do Espírito, estamos simplesmente sendo religiosos e flertando com aquele velho marido novamente, chamado lei.
Nascer de novo significa que há uma nova natureza em nós. Aprender a andar de acordo com essa nova natureza é a essência da vida cristã. À medida que crescemos espiritualmente e em nossa intimidade e comunhão com o Pai celestial, nossas vidas irão refletir cada vez mais de Jesus e da sua glória. Este é um processo de dentro para fora, em outras palavras, toda a mudança em nós é iniciada pelo Espírito em nós e reflete em nossa alma e vida física cada vez mais à medida que caminhamos com o Senhor. Isso é o que Deus quis dizer quando ele disse que iria escrever suas leis em nossos corações. Isso não significa que nós queremos obedecer aos Dez Mandamentos, mas sim significa que desejamos agradar a Deus e que as nossas vidas são dirigidas pelo Deus vivo em nós. 

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Gálatas 5:1.

A lei (o Pentateuco) era um jugo de escravidão sobre os Israelitas. Os Israelitas estavam debaixo da custódia da lei até a vinda do Messias.
Paulo apenas mostrou aos gálatas como eles foram libertados da Lei por Jesus, por meio da fé. O jugo de escravidão é a Lei, como vemos em Gálatas 4, e ser sobrecarregado novamente com esse jugo tem a ver com o permitir que as pessoas coloquem regras e regulamentos para a justificação sobre vós novamente. Estamos a viver como um povo livre, de acordo com a forma do espírito.

O NOVO TESTAMENTO NÃO É UM LIVRO DE REGRAS

Muitos cristãos não entenderam essa mudança fundamental entre a maneira da Antiga Aliança (carne) e a forma da Nova Aliança (espírito) e assim eles vivem no Novo a maneira do Velho. O que isto significa é que nos faz ler a parte do Novo Testamento da Bíblia tentando alcançar mais conhecimento do bem e do mal, procurando mandamentos para obedecer. Estamos tão sintonizados com regulamentação externa que queremos viver de acordo com a Bíblia!
Muitos estão lendo o Novo Testamento, mas realmente estão ainda vivendo no Velho.
 O Caminho da Nova Aliança é a maneira de espírito. Temos que ficar longe de leitura para encontrar o que fazer e o que não fazer, pelo contrário, precisamos ler com o objetivo de receber mais revelação de Jesus e o que ele tem fez por nós em sua obra redentora.
Na Nova Aliança não há nenhum código escrito que temos que obedecer como mandamentos!

Vivemos em plena liberdade da lei.

Em Hebreus, atos religiosos são chamados "atos que levam à morte" ou "rituais inúteis". Vemos em Hebreus capítulo nove que mesmo que Israel tinha um sistema de sacrifícios pelo pecado sob a Antiga Aliança, os sacrifícios não foram capazes de limpar a consciência do adorador. Eles tinham que vir de novo e de novo a fazer sacrifícios, ano após ano. Como um israelita você sabia que seus pecados tinham sido pagos, mas também que você pecaria novamente e, portanto, o que você precisaria ir e sacrificar novamente. Os rituais não realizavam  qualquer coisa, exceto pagar pelo pecado. O adorador não foi transformado, sua natureza era a mesma, ele continuou a pecar novamente e estar ciente de sua culpa.

“quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!” Hebreus 9:14

 A menos que possamos fugir da lei, que produz a consciência do pecado e uma consciência culpada e condenação; não podemos servir a Deus. Esta passagem em Hebreus deixa claro que ter uma consciência culpada realmente interfere em servir a Deus, porque nós seremos apanhados na necessidade de ter que fazer "rituais inúteis". A consciência do pecado vem através da lei e quanto mais estamos conscientes do pecado, menos estamos conscientes do espírito. Uma mente posta na carne é morte, mas a mente posta no espírito é vida e paz. Por quê? Porque quando nós ajustamos nossas mentes sobre a carne, começamos a ver o nosso esforço, o nosso desempenho e medi-lo pela lei. A única coisa que a lei jamais poderia deixar de fazer era condená-lo e assim a mente posta na carne é a morte!
No entanto, quando colocamos nossas mentes no espírito, nas coisas de cima, a nossa consciência torna-se preenchida com o que Jesus fez, com o fato de que somos justos em Cristo como a ele mesmo e, em vez de nos tornarmos mais autocentrados nos tornamos mais Jesus centrado! Desta forma, permitimos que a glória de Deus se manifeste mais e mais, uma glória cada vez maior, em vez da glória de desvanecimento que vemos na Aliança da lei.








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