"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

É POSSÍVEL QUE NÃO ESTEJAMOS DEBAIXO DA LEI CERIMONIAL, MAS SIM DA LEI MORAL, ?


  1)   A lei não se divide, não pode ser separada, é um “todo composto” que está registrada nos cinco livros de Moisés, chamados de a Torah. Ela tem diferentes lados, mas não podemos separá-los, se quebrar um mandamento quebra todos. Estar debaixo da lei é estar debaixo das ordenanças do Pentateuco, não estar debaixo da lei é não estar debaixo das ordenanças do mesmo.
Gálatas 3:10 "Porque todos os que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito [é] todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei (no Pentateuco), para fazê-las”. A palavra todos no grego é a palavra 'pas' que significa 'cada, qualquer, todos, o todo, todos, todas as coisas, tudo'. Os judeus nunca separaram a lei, sempre foi uma inteireza para eles, sempre consideraram o Pentateuco, como o LIVRO DA LEI. Tampouco o Senhor Jesus e os apóstolos dividiram a lei, quando se referiam a lei se referiam aos escritos de Moisés.
Tiago 2:10 "Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só [ponto], tornou-se culpado de todos”. A palavra grega para todo é "holos" que significa "todo, inteiro, completamente '.
Jesus cumpriu a lei e os profetas (Mateus 5:17). O texto não diz que Jesus cumpriu uma parte da lei, Ele de fato cumpriu-a completamente. Ele é de uma vez por todas o sacrifício. Isto significa que Ele cumpriu o sistema de sacrifício, ele era perfeitamente obediente ao Pai e atendeu todas as exigências morais, tornando-se assim o cordeiro sem mácula que estava preparado para levar o pecado da humanidade e Ele era a substância da "sombra e tipo” retratado nas cerimônias e festivais.

  2)   Podemos observar também que o pacto da lei foi concedido a nação de Israel e não aos gentios.
Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.
Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei;
E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
Instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei;
Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio?
Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?
Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.
Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.
Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?
E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei?
Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
Romanos 2:11-29.
Paulo afirma que Deus julgará todos os homens por meio do evangelho, por meio de Jesus Cristo. Os que não estiverem em Cristo - na nova criação – serão julgados de acordo com suas obras; os que estão debaixo da lei (judeus) pela lei e os gentios pela lei de suas consciências; os segredos do  coração de todos os homens serão recvelados.
Depois que Jesus veio, Paulo mostra, que há três categorias de pessoas.
E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 1 Coríntios 9:20,21.
Os que estão debaixo da lei – os judeus.
Os que estão sem lei – os gentios
E os que estão debaixo da lei de Cristo – o cristão, aquele que nasceu de novo e faz parte da nova criação em Cristo Jesus; esse está debaixo da lei do espírito e vida em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2.

  3)   Tanto Paulo como Pedro mostra claramente que não foi por cumprir as obras da lei que os Israelitas receberam as promessas de Deus ou o Espírito Santo.   
Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?
Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.
Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei
(certamente aqui Paulo não está falando apenas de leis cerimoniais ele está falando de toda a lei), ou pela pregação da fé?
Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. Gálatas 3:1-10)

“E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;
E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também”. Atos 15:7-11)
.
Paulo e Pedro, então, esclarecem que, se isto é assim, por que alguns da igreja querem colocar um gentio sob a lei? Deve permanecer verdadeiro hoje o mesmo fato (ou Deus ser um mentiroso) de que a nossa obediência à lei não vai nos dar as promessas de Deus e a Sua salvação. Se era inútil para um judeu para  que colocar um Gentio sob a lei quanto mais inútil ainda para um gentio colocar um outro gentio sob a lei? 
Em atos 15, os apóstolos, tanto os de Jerusalém, como Paulo e Barnabé tiveram uma excelente oportunidade para esclarecer a questão da diferença entre a lei cerimonial e a lei moral, coisa que ele não fizeram. O apóstolo Paulo, também teve muitas oportunidades de ensinar e esclarecer para nós essa diferença entre a lei moral, a qual, nós ainda estamos sob ela para obedecê-la, e a lei cerimonial da qual estamos livres, pois Cristo a cumpriu. Por exemplo, em Romanos 14 cujo, o tema era esse, discussão sobre o que obedecer e não obedecer, ele não falou nada do assunto de que parte da lei foi abolida e outra não. Para Paulo o cristão entrou em Cristo, na nova criação, ele morreu, ele foi tirado da antiga criação, a qual recebeu a lei. O filho de Deus, que nasceu de novo, pelo poder do Espírito Santo, está morto em Cristo, para lei, para condenação, foi tirado de debaixo da lei e agora pertence a um novo marido que lhe dá uma nova natureza e o capacita a dar frutos para Deus.  “De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei
(toda a lei, o Pentateuco) pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro (não somos mais da lei, não devemos mais nenhuma satisfação a ela), daquele que ressuscitou dentre os mortos (eu pertenço agora a Cristo e dou satisfação a ele e estou debaixo de sua lei, a lei da nova criação, da natureza de Deus, o Espírito de vida, cuja essência é o amor), a fim de que demos fruto para Deus.
Porque, quando estávamos na carne
(na antiga natureza, debaixo da lei, e tentando cumprir a lei por minha capacidade), as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
Mas agora temos sido libertados da lei
(fomos libertados da lei. De que lei da cerimonial ou da moral? Fomos libertos de toda lei. Paulo não tinha em mente nenhuma lei cerimonial, mas sim, o antigo pacto, baseado no Pentateuco), tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra”. Romanos 7:3-6.

“Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:3,4

Assim como o gentio que não estava debaixo da lei, que não conhecia a lei, mas mostra a obra da lei escrita em seus corações por um viver adequado (Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; Romanos 2:14,15)
, assim também, é com o cristão, ele não está mais debaixo da lei, o cristão gentio, então, é que não está mesmo, pois ele nunca esteve debaixo do pacto da lei dado a Israel, mas, ele recebeu a lei do espírito de vida, ele recebeu uma nova natureza, a natureza de Cristo e agora ele frutifica para Deus, os preceitos da lei se cumprem nele, ele, que não está mais debaixo da lei de mandamentos.  

  4)   Todo mandamento de cunho moral e ético pertencente ao Pentateuco expressa o caráter e a natureza de Deus. São mandamentos baseados na justiça, honestidade, lealdade, integridade e amor. Mas havendo mudança no sacerdócio também há mudança na lei. Leis, regras, mandamentos podem ser mudados o que não pode ser mudado é o caráter e a natureza do legislador. Quando somos meninos nossos pais nos dão algumas regras que depois mudam para outros quando crescemos. Paulo usa essa ilustração para mostrar a mudança que foi feita no meio de justificação para a salvação.  Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos
(leis, regras, mandamentos) do mundo.
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. Gálatas 4:1-11.
Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. (mudou o sacerdócio, mudou a lei de mandamentos escritos em papiros ou em tábuas de pedras, primeiros rudimentos; mas agora, é segundo a virtude da vida incorruptível, é segundo a lei do Espírito)
Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. Hebreus 7:12-19
Fomos tirados de debaixo da lei de mandamentos (o Pentateuco, onde está incluído o decálogo) por causa da sua fraqueza e inutilidade em salvar e santificar o homem (Rom 8:3), pois a LEI (PENTATEUCO, DECÁLOGO), nunca aperfeiçoou, por isso foi introduzido um novo meio de justificação, um novo sacerdote e uma nova lei, a lei do Espírito de vida em Cristo Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...