"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

JUSTIFICAÇÃO E SANTIFICAÇÃO NA NOVA ALIANÇA.



Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Tito 3:4-7
Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
Tito 2:11,12
E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
Romanos 6:21,22

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 
Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
1 Tessalonicenses 5:23,24
Na antiga aliança a Santificação era uma exigência para receber as bênçãos de Deus. Na Nova Aliança a Santificação é fruto, uma consequência, do novo nascimento; ela é um presente dado por Deus é uma obra de Deus em nós.
Deus nos deu o presente da justificação. Na Antiga Aliança a justificação era pelas obras, o homem tinha que fazer as obras da lei para ser considerado justo, ou seja, o homem tinha que conquistar sua justificação, e ele não conseguiu. Na Nova Aliança a justificação é pela fé, ela é um presente, um dom, Deus providenciou para nós, por amor e misericórdia, um meio de sermos justos diante dele.
Como somos justos, ou seja, estamos na posição correta diante de Deus, temos acesso livre à Sua presença, recebemos em Sua presença a santificação. A santificação na Nova Aliança torna-se também um dom, um agir, um operar da graça de Deus em nós. Sendo justos e santificados pela graça de Deus, temos direitos como filhos e herdeiros de desfrutar da rica herança do Pai, portanto não seja tímido na fé, com alegria peça, creia e desfrute das bênção da Nova Aliança.
O conceito legalista é: "você está em pecado, você não é santo, Deus não vai te ouvir e você não receberá nada, enquanto não mudar de vida. O evangelho traz as boas notícias de que Deus te abençoou em Cristo, derramou bênçãos abundantes sobre você e por isso produz em você o novo nascimento, o amor por Ele e A santificação - viver de maneira agradável ao grande amor de sua vida. Oh! Bendito evangelho! Oh! Obra gloriosa da cruz!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...