"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Qual a diferença entre o evangelho e as religiões?



O que difere o evangelho das religiões? Antes de responder a esta pergunta deixe-me definir os termos.
RELIGIÃO – a palavra religião vem do latim: RELIGIO, “reverência pelos deuses, respeito pelo que é sagrado”. Do verbo RELIGARE, “atar firmemente”, de RE-, intensificativo, mais LIGARE, “unir, atar”, pelo sentido de “atender a uma obrigação” ou mesmo “laço entre o ser humano e o divino”.  Quando eu uso o termo religião, estou falando do esforço, da tentativa do homem em religar-=se com o divino.
 Estou falando das mecânicas religiosas criadas pelo homem, ou seja, rituais, mandamentos, regras, sacrifícios, festas e toda e qualquer atividade que o homem faça por reverência ou temor à divindade objetivando ganhar dela aceitação e bênçãos. É o esforço do homem para ser aceito pela divindade,e, tem por base o medo. 
EVANGELHO – a palavra evangelho vem do grego, significa “boas novas de grande alegria”. É tudo aquilo que Deus já fez pelo homem – porque o ama incondicionalmente – através da obra redentora do Senhor Jesus Cristo.  Respondendo a pergunta inicial. O que difere o evangelho? Quando falo evangelho, não estou falando de “igreja”, instituição religiosa, ou do cristianismo com sua gama de filosofias e linhas doutrinárias. Estou falando da revelação de Deus aos homens através do Senhor Jesus. E o que o difere das religiões é que evangelho não é uma crença doutrinária. 
O Evangelho leva o homem a uma comunhão real com Deus. Jesus não foi educado pelos homens em matéria de religião. Ele conhecia Deus de uma maneira que os homens e mestres religiosos de sua época não conheciam. Ele não apenas conhecia uma doutrina ou crença sobre Deus, Ele conhecia o próprio Deus, Ele tinha um relacionamento íntimo e pessoal com Deus, o Pai. Ele disse para um grande mestre em Israel: “É necessário nascer de novo”. Ele afirma que a única maneira de conhecer a Deus verdadeiramente é passando por essa experiência do novo nascimento. É isso que torna o evangelho diametralmente diferente de todas as outras religiões. Porque somente através do novo nascimento é que os homens podem se religar verdadeiramente a Deus. Essa é a principal diferença entre o evangelho e as religiões: a genuína e real experiência do novo nascimento. Então, o evangelho é um relacionamento e não uma mecânica religiosa. O novo nascimento trazido pelo evangelho não é uma doutrina é uma experiência espiritual que conecta o homem com Deus, e ele, passa a ter um relacionamento de justiça, paz e alegria. Os que nasceram de novo nasceram de cima, nasceram do alto, receberam a vida de Deus dentro deles, receberam o espírito de adoção e tem a Deus como Pai.   “Porque não recebestes o espírito de escravidão(o espírito que domina as religiões), para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai”. Romanos 8:15


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...