"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

GLORIOSO EVANGELHO DA GRAÇA DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO




A palavra evangelho, do grego, euaggelion significa “boas notícias”. Essa palavra era de pouco uso pelos gregos no tempo dos apóstolos. Na verdade a palavra "evangelho" é um superlativo, ela significa muito mais do que apenas "boas novas". Ela literalmente significa "notícias demasiadamente boas para ser verdade". Notícias tão extraordinárias que é difícil acreditar nelas. Segundo pesquisas realizadas há somente dois exemplos, em toda literatura Grega, fora da Bíblia, do uso da palavra "evangelho". Então, o evangelho são as boas notícias incríveis daquilo que Deus fez por nós em Cristo. A palavra teológica para tal feito é “GRAÇA” (no grego, charis – boa vontade, amável bondade, favor. Em termos teológicos, significa: 
da bondade misericordiosa pela qual Deus fez todas as coisas por nós em Cristo e, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, conhecimento, afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristãs”). Essa palavra, evangelho, era usada raramente na literatura grega, afinal de contas, não é toda hora que ouvimos notícias extraordinariamente boníssimas. O Espírito Santo inspirou os apóstolos, principalmente Paulo, para que pegasse essa palavra no vocabulário grego e fizesse dela a expressão daquilo que Deus fez por nós em Cristo – BOAS NOTÍCIAS.  Pois bem, o evangelho, que é a NOVA ALIANÇA, a manifestação da GRAÇA DE DEUS ao homem perdido, nada tem haver com a religião judaica (a Lei: rituais, regras, mandamentos e festas solenes).

“Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta. Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa. Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.
Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro. Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei”. Gálatas 3:14-21

“Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”. Gálatas 3:22-28

“Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco”. Gálatas 4:10-11
“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”. Colossenses 2:16-17

 O evangelho é o mistério que esteve oculto dos homens; da nação de Israel, dos líderes religiosos, dos profetas e até mesmo dos discípulos de Jesus. A revelação do mistério de Deus foi dada aos apóstolos com a vinda do Espírito Santo, após a ressurreição do Senhor. O apóstolo Paulo foi escolhido por Deus para receber de maneira inequívoca e sobrenatural a totalidade da revelação do mistério de Deus.

“Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada;
Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi;
Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,
O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;
A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho”; Efésios 3:2-6

“Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo”. Gálatas 1:11-12

“Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue”, Gálatas 1:15-16

O evangelho introduz uma nova dispensação e uma nova dimensão espiritual sem precedente. Ele nada tem haver com religião e excede em muito todo o princípio e fundamento de qualquer religião, inclusive da religião que Deus deu através de Moisés com suas leis, incluindo o decálogo, rituais e festas solenes. O evangelho eterno (Apocalipse 14:6) é dos céus, ele é baseado em Deus, no agir de Deus, no cumprimento de sua promessa, e não, no fazer do homem, através de obras da Lei.  

“Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? (LEI,do grego, nomos:
1) qualquer coisa estabelecida, qualquer coisa recebida pelo uso, costume, lei, comando
1a) de qualquer lei
1a1) uma lei ou regra que produz um estado aprovado por Deus
1a1a) pela observância do que é aprovado por Deus
1a2) um preceito ou injunção
1a3) a regra de ação prescrita pela razão
1b) da lei mosaica, e referindo-se, de acordo ao contexto, ao volume da lei ou ao seu conteúdo
1c) a religião cristã: a lei que exige fé, a instrução moral dada por Cristo, esp. o preceito a respeito do amor
1d) o nome da parte mais importante (o Pentateuco), é usado para a coleção completa dos livros sagrados do AT
. (Strong)
Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa. O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar. Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora. Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre”. Gálatas 4:21-31

Nascido o filho da livre - O evangelho, a nova aliança; não é necessário mais o filho da escrava, a religião de Moisés – o Pentateuco. “Lança fora a escrava e seu filho...”, a justificação e o meio de salvação pelas obras da Lei. Não podemos misturar evangelho – as boas notícias daquilo que Deus fez por nós em Cristo, o meio de salvação pela justiça que vem da fé e não das obras – com Lei, com religião (“...primeiros rudimentos do mundo”. Gálatas 4:3). O evangelho, a nova aliança, introduz o homem na nova criação, uma dimensão espiritual completamente diferente, e que é o cumprimento da promessa de Deus. É o agir de Deus, é o operar de Deus no homem. Glória a Deus! Somos filhos da promessa! Somos resultados da promessa de Deus e do cumprimento da mesma, pois ele é fiel para cumprir todas as suas promessas. Como resultado de crermos no Senhor e nascermos de novo não somos mais pecadores perdidos com a natureza de Adão-Satanás. Porém agora somos filhos de Deus, recebemos o espírito de adoção, o Espírito de Deus; recebemos uma nova natureza e agora podemos dar frutos para Deus.

“Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra”. Romanos 7:4-6

O evangelho nos leva para a nova dimensão, a nova criação. Não servimos mais a Deus através da Lei – o homem pecador tentando cumprir a lei santa de Deus -, mas servimos a Deus em novidade de espírito – a nova natureza, a nova criação em Cristo que dá os frutos de Deus. Glória a Deus por tão glorioso evangelho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...