"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Espírito Santo, o Deus que vive em nós e se manifesta através de nós.

Espírito Santo, o Deus que vive em nós e se manifesta através de nós.

Na Bíblia nós podemos observar claramente a existência de duas obras  realizadas pelo Espírito Santo na vida do crente. Uma de caráter interior e outra de caráter exterior. O Espírito Santo vivendo em nós – no nosso interior, mas precisamente no espírito do homem – o qual ocorre no novo nascimento; e o Espírito Santo sobre nós – o revestimento de poder – o qual ocorre no batismo com o Espírito Santo. Vejamos algumas passagens bíblicas, que mostram a distinção dessas duas obras. O Espírito em nós e sobre nós.

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará NELE (dentro dele) uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4:14.
Quando nascemos de novo, somos conectados, religados na fonte da água da vida. “Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito”. 1 Coríntios 6:17. O Espírito Santo vem morar em nós.

E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, RIOS DE ÁGUA VIVA CORRERÃO DO SEU VENTRE.
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. João 7:37-39.

No capítulo quatro de João, Jesus falou de água como fonte, ou seja, a habitação do Espírito no interior do homem. Aqui, no capítulo sete de João, ele fala de água como um rio que corre fazendo referência a manifestação do Espírito Santo através dos que creem, ou seja, o revestimento de poder. A água é um dos símbolos do Espírito Santo. No novo nascimento nós bebemos a água da vida que faz em nós uma fonte; no batismo com o Espírito Santo ela – a água – flui de nós como um rio para abençoar as vidas.
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará EM VÓS. João 14:17. Quando os discípulos nascessem de novo, o Espírito Santo que estava junto a eles, estaria dentro deles; isso aconteceu quando Jesus após a ressurreição assoprou sobre eles o Espírito Santo. “E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”. João 20:22. Os discípulos receberam a primeira obra – o Espírito dentro deles -, mas precisavam da segunda obra do Espírito antes de tornarem-se obreiros eficazes para o Senhor.

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir SOBRE VÓS; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8

Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até SEREM REVESTIDOS do poder do alto. Lucas 24:49.

Jesus orientou aos discípulos que aguardassem pela segunda obra do Espírito Santo com o fim de estarem preparados para o serviço. O Espírito sobre nós. REVESTIDOS. O termo grego, enduo, significa entrar em uma veste, vestir-se. O batismo com o Espírito Santo é uma obra subsequente a salvação; é um revestimento (colocar as vestes) de poder que capacitará o filho de Deus a ser uma testemunha eficaz.  Quando nascemos de novo e o Espírito Santo vem morar em nós somos abençoados. Mas quando recebemos o revestimento de poder e o Espírito Santo começa a manifestar-se através de nós outras vidas são abençoadas. Encontramos em nosso planeta água como fonte e também como rio; a água é usada na Bíblia como símbolo do Espírito Santo e através de analogia como fonte e rio ela fala das duas obras do Espírito Santo. Um abençoa o crente a outra faz do crente uma bênção.  Essas duas obras são caracterizadas por expressões e resultados distintos na vida do filho de Deus. A obra interior tem como resultado os frutos do Espírito Santo – que são as características da natureza de Deus. A obra exterior tem como resultado os dons do Espírito Santo – que são ferramentas e armas espirituais poderosas para fazermos a obra de Deus. Os frutos brotam; são produzidos de acordo com a natureza inerente. Eles caracterizam a natureza, a fonte de onde eles brotam. Os dons são uma manifestação de poder. 

  Mas o FRUTO DO ESPÍRITO é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Gálatas 5:22-23

A cada um, porém, é dada a MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO, visando ao bem comum.
Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito;
a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito;
a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.
Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. 1 Coríntios 12:7-11.


O Espírito habitando em nós – Sua obra interior – é para darmos frutos e mostrarmos que nascemos de novo e que somos de Deus. O Espírito sobre nós – Sua obra exterior – é para nos capacitar para o serviço. Tendo o Espírito habitando em nós através da demonstração dos frutos somos salvos; tendo o Espírito sobre nós – revestidos de poder – somos úteis e obreiros eficazes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...