"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O CANCELAMENTO ETERNO DOS PECADOS DOS SANTOS

Um dos ensinamentos básicos do evangelho da graça pura, sem a mistura da lei, é a realidade do perdão total e eterno dos pecados (passados, presentes e futuros) dos santos por toda a vida deles. Bem, esse ensino é um dos mais contestado pelos legalistas da religião evangélica.  Mas, vejamos o que diz a Palavra:
“Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços;
Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, UMA VEZ NO ANO, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;” Hebreus 9:6,7
“Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,
Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou UMA VEZ no santuário, HAVENDO EFETUADO UMA ETERNA REDENÇÃO.”
(não todo ano como o sumo-sacerdote levítico para garantia o perdão por um ano, mas uma vez para sempre, para garantir o perdão para toda eternidade) Hebreus 9:11,12
Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, (pelo menos durante um ano) quanto à purificação da carne, (“purificação da carne”, apenas uma cobertura do pecado, não atingia o âmago, não santificava o pecador, não mudava a sua natureza pecaminosa)
QUANTO MAIS O SANGUE DE CRISTO, que pelo ESPÍRITO ETERNO
(o sangue se eternizou através do espírito Santo e o perdão tornou-se eterno) se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, PURIFICARÁ (atinge o âmago da questão muda a natureza do pecador; o pecador recebe uma nova natureza e é transformado em santo) as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? Hebreus 9:13, 14
“E por isso é Mediador (Jesus, e o seu sangue divino, não mais sangue de animais) de um novo testamento, (nova aliança; que tem promessas, princípios e modo de operação completamente diferente da antiga aliança) para que, intervindo a morte para remissão (apolutrosis no grego = liberação obtida pelo pagamento de um resgate) das transgressões (parabasis no grego = reprimenda, advertência severa; reprovação, censura, repreensão) que havia debaixo do primeiro testamento, (na antiga aliança os homens estavam debaixo da reprimenda divina, da censura, da repreensão; mas a morte de Cristo retirou a reprimenda de uma vez para sempre, anulou, cancelou com as transgressões) os chamados recebam a promessa da herança eterna.” Hebreus 9:15
“Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, PARA AGORA COMPARECER POR NÓS PERANTE (assim como o sumo-sacerdote comparecia no santo dos santos e garantia o perdão válido por um ano para Israel, assim também, o Senhor Jesus ESTÁ (não comparece apenas) diante do Pai garantindo perdão eterno para os santos) a face de Deus;
Nem também para a si MESMO SE OFERECER MUITAS VEZES, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;
De outra maneira, necessário lhe FORA PADECER MUITAS VEZES desde a fundação do mundo. MAS AGORA na consumação dos séculos UMA VEZ
(com um único sacrifício) se manifestou, PARA ANIQUILAR (athetesis no grego = abolição, anulamento, remoção, rejeição;  Os pecados dos santos foram cancelados. O cancelamento que foi feito pelo sangue de Jesus não tem a validade de um dia, um mês ou um ano, ele é valido por toda a eternidade) O PECADO (hamartia no grego = o conjunto de pecados cometidos seja por uma única pessoa ou várias) pelo sacrifício de si mesmo.” Hebreus 9:24-26.
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, (a morte é um fato incontestável, todos passaremos por ela, assim como o juízo segue os que não tiveram seus pecados cancelados pelo sangue de Jesus) vindo depois disso o juízo,
Assim também Cristo, oferecendo-se UMA VEZ PARA TIRAR OS PECADOS DE MUITOS,
(assim como a morte é um fato incontestável, assim também é incontestável o fato de que o sangue de Jesus cancelou, tirou os pecados e toda dívida dos santos de Deus e que também voltará para os seus) aparecerá segunda vez, SEM PECADO, (ele vem sem pecado e os seus também sem pecado [sem dívidas com Deus e imaculados e perfeitos no espírito, ou seja, sem pecados]. “... aos espíritos dos justos aperfeiçoados;” Hebreus 12:23) aos que o esperam para salvação.” Hebreus 9:27,28 (as ênfases e comentários nos textos bíblicos são de minha autoria)

O sangue dos bodes e bezerros podia dar perdão total para Israel durante um ano. Ano após ano a aliança era renovada no grande dia da expiação, e então, Israel podia continuar sendo o povo de Deus e ter comunhão com Deus. Bem, se o sangue animais dava um perdão total para Israel durante um ano, porque o sangue eterno de Jesus não pode dá perdão total para os pecados dos santos, dos filhos de Deus que nasceram de novo e adquiriram a natureza de Deus. Segundo o que diz a carta aos hebreus, podemos afirmar: O eterno sangue de Jesus dá eterno perdão para os santos.

Quem tem os pecados cancelados? Os que nasceram de novo. Os que entraram na nova criação pelo novo nascimento, tornando-se filhos de Deus com a mesma natureza do Pai. Nasceram santos, justos e perfeitos no espírito; tendo os pecados, as transgressões canceladas para sempre.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...