"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

terça-feira, 14 de julho de 2015

A PRESENTE JUSTIÇA DE DEUS.


1)       1) A justiça de Deus é revelada no evangelho.

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.” Romanos 1:16,17

“Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” Romanos 3:20-24

A justiça que é pela fé. A justiça que realmente justifica o pecador.
Na Bíblia vemos dois tipos de justiça:
- a justiça da lei que era baseada na observância dos mandamentos, e que não justificava o pecador por causa de sua incapacidade.
- a justiça da graça, que vem pelo evangelho, baseada na obra redentora do Senhor Jesus.

2) Qual lei está em vigor hoje para que o pecador seja justificado?

“Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.” Romanos 3:27,28.

A lei que o pecador tem que obedecer hoje para ser justificado, consequentemente salvo, não é a lei de mandamentos, mas sim a lei da fé. Somente através da obediência de fé é que ele é justificado.

“Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” Romanos 6:17,18.

3) Através da fé o pecador passa por uma experiência espiritual chamada novo nascimento.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Coríntios 5:17

 O pecador justificado se torna uma nova criatura (grego - kainos ktisis = participante de uma nova criação). Essa nova criação recebe a natureza de Deus como filho de Deus. Tal natureza é o amor.
O pecador justificado, agora tornado filho de Deus pelo novo nascimento, participante de uma nova criação, tem como princípio ativo de vida, o amor. Ele é colocado debaixo da lei do amor.
O pecador que foi regenerado tornou-se justo, santo, filho de Deus, agora está debaixo apenas de duas leis, a lei da fé e do amor. Este é o resumo da justiça de Deus que vem pelo evangelho, fé e amor.

“Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.” Gálatas 6:15

“Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.” Gálatas 5:6


A manifestação do amor, a natureza da nova criação, revelada através dos frutos do Espírito Santo mostra a realidade espiritual existente no pecador que foi regenerado. Ele obedece a lei do amor não como uma pressão de fora para dentro, como era a obediência da lei de mandamentos, mas sim como um impulso vital pertencente a nova vida.  A expressão do amor, dos frutos do Espírito, é a expressão do caráter e natureza de Deus é o andar em santidade do ex-pecador que se tornou filho de Deus.  

“Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei (de mandamentos da antiga aliança que não justifica, mas apenas condena).” Gálatas 5:18.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei (
quem expressa a natureza de Deus pelos frutos está justificado e livre da condenação da lei).” Gálatas 5:22,23

2 comentários:

  1. Parabéns! Material com abordagem clara e fácil entendimento. Ótimo para evangelização.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Material com abordagem clara e fácil entendimento. Ótimo para evangelização.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...