"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

quarta-feira, 15 de julho de 2015

NÃO CONVERSE COM A SERPENTE.


Por que Eva caiu e levou seu marido a queda? Porque ela conversou, deu atenção, a Serpente. A Serpente astuta e maliciosa relativizou a Palavra de Deus. Deus havia dito: “De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:16,17. A Serpente disse para Eva: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? (veja a astucia da serpente, ela provocou a mulher para dar uma resposta, era queria a atenção da mulher, e a mulher caiu na cilada e começou a dar atenção a serpente. Nossa derrota começa quando damos atenção a Serpente)

E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Gênesis 3:1-3
Respondeu a Serpente: “certamente vocês não vão morrer. Deus não quer que vocês comam, porque Ele sabe que no dia que vocês comerem, vocês serão iguais a ele.” O que a serpente disse: “Deus é um tirano, ele quer roubar de vocês o direito de serem livres e fazerem o que quiserem.”
O problema de Eva foi que ela deu atenção à Serpente e começou a considerar o que a Serpente disse. Começou a relativizar a Palavra de Deus. A Palavra de Deus não era mais algo certo e absoluto para Eva. Deus disse se vocês comerem, certamente morrerão. Mas ela não deu mais atenção a essa advertência, deixou de lado a ordem do Senhor. Quando ela deu atenção à Serpente e relativizou a Palavra de Deus ela foi despertada para o fruto. É assim que começa a destruição e morte na vida da pessoa. Primeiro ela começa relativizando a Palavra de Deus. “Não é bem assim”. “Não tem nada haver”. “Não estou fazendo mal a ninguém”. “Eu fiz e não aconteceu nada.” A pessoa vai se abrindo para novas considerações, todas lógicas, todas inofensivas. Que mal há em comer uma fruta? É o raciocínio relativizado. A mulher foi despertada! E usou do seu direito e poder de liberdade. Usou sua liberdade para ir de encontro à ordem estabelecida, entrou em outro mundo... Novas experiências... Novas sensações... Mas o fim dessa nova caminhada seria o encontro com a morte.

“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Gênesis 3:6. Até então, a mulher não tinha reparado o fruto da árvore, após sua conversa com a serpente ela viu que a árvore era boa e agradável aos olhos e lhe daria novas experiências, tomou, comeu. Ela só se abriu para uma nova experiência, e experimentou da árvore, quando relativizou a Palavra de Deus dando atenção a serpente. Enquanto ela não conversou com a serpente a árvore do bem e do mal era algo como inexistente para ela, ela nunca havia reparado se quer considerada a possibilidade de comer de tal fruto. Seus desejos foram despertados, porque ela deu conversa a Serpente e  relativizou a Palavra de Deus: a cobiça dos olhos, “agradável aos olhos”; a cobiça da carne, “boa para se comer”; a soberba da vida, “desejável para dar entendimento”. Ela se inclinou para a carne (as paixões despertadas), Paulo o apóstolo disse: “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser”. Romanos 8:6,7

Por que a inclinação ou pendor (no grego phronema = o que alguém tem em mente, os pensamentos e propósitos) da carne é morte. Quando relativizamos a Palavra de Deus e nos inclinamos para nossos desejos e vontades em detrimento das ordens do Senhor, nos separamos da fonte, do manancial de vida, e escolhemos um caminho de morte. A Serpente coloca seus ovos, deposita-os em nossa mente, mas não devemos chocar ovos de serpentes. . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...