"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

LIVRES DA LEI




“A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.” Lucas 16:16
Na bíblia nós encontramos a palavra dispensação. A palavra dispensação faz referência a um período de tempo no qual Deus trata com a humanidade de uma certa maneira.
“A lei durou até João...” Jesus estava fazendo referência a dispensação da lei. Essa dispensação durou a partir da promulgação da lei (Êxodo 20) até ao ministério de João Batista. Era o período em que o homem tornava-se justificado diante de Deus por guardar toda a lei. Mas pelas obras da lei ninguém é justificado, pois o homem pecador não tem condições de viver o padrão de Deus. A finalidade da lei: 1) foi estabelecer para a humanidade o padrão de Deus; 2) mostrar ao homem o seu estado de pecador e a trágica consequência do mesmo; 3) mostrar ao homem a necessidade de um salvador. Quem hoje defende a observância da lei como um meio de justificação diante de Deus está voltando a um sistema ultrapassado, falho (Romanos 8:3) e fazendo da obra de Cristo algo vão em sua vida.
Hoje, estamos debaixo de uma nova dispensação, chamada a dispensação da graça de Deus. Nós não estamos debaixo da lei como uma forma de ser aceito por Deus. Isso não significa que a lei como padrão moral de Deus já passou. Deus mantém seu padrão para todo o sempre. A lei não passou. Ela foi cumprida por Cristo como nosso representante (Mt 5:17). Jesus cumpriu cada ponto da lei por nós e imputa-nos Sua justiça quando pela fé cremos nele como nosso salvador, advogado, representante diante de Deus. Então, a lei nunca foi dada com o objetivo de justificar o homem. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Gálatas 3:11. Qual era então o propósito da lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente a quem se referia a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador. Gálatas 3:19 . Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem. Gálatas 3:22.
Ela, a lei, foi totalmente impotente para salvar. Ela só mostrou a necessidade que temos de um Salvador.  A dispensação da lei como um meio (falho) de salvação já passou, mas ela ainda cumpre um papel para aqueles que não nasceram de novo. Para aqueles que não se arrependeram de seus pecados e não entregaram suas vidas ao grande Salvador, a ira de Deus, mostrada pela lei, permanece sobre eles. A dispensação da graça é caracterizada pela vinda de Jesus não para condenar o homem, mas sim, para salvá-lo, trazendo sua graça e verdade. Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo. João 1:17.  As pessoas que não creem no Senhor Jesus como seu Salvador e a justiça que Ele oferece, estão atualmente debaixo da ira trazida pela lei, e, se não se arrependerem, sofrerão eternamente o juízo de Deus. Receba e agradeça a Deus por tão grande graça que está sobre nós hoje. Em Cristo somos redimidos, perdoados, justificados e transformados.

Confesse:
Eu nasci de novo pela graça de Deus. Eu fui perdoado. Eu fui redimido. Hoje, eu sou a justiça de Deus em Cristo Jesus. Tem acesso direto ao Pai. Desfruto da minha herança como filho. ando em vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...