"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Um Novo e Vivo Caminho III


                                                                J.L.Alves



                                          Um Novo e Vivo Caminho III
Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. (Hebreus 10:19, 20 NVI)

Se agora há um novo caminho, antes havia outro caminho que se tornou antigo.

Chamando “nova” essa aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido está a ponto de desaparecer. (Hebreus 8:13 NVI)

Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. (Romanos 7:6 ARC)

Se agora há um vivo caminho, antes havia outro caminho que era morto.

o qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica. E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, (2Coríntios 3:6, 7 ARC)

Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne, (Romanos 8:3 ARC)

A maneira do homem se relacionar com Deus no Antigo Testamento não é a mesma maneira como o caminho do Novo Testamento. O Antigo Testamento era legalista e baseado no desempenho do homem. O Novo Testamento, por outro lado, é um pacto de graça com base na aceitação do que Jesus fez. Por causa disso, há uma enorme diferença entre a maneira como as pessoas se aproximavam de Deus sob a Antiga aliança e a forma como elas agora devem se aproximar dele debaixo da Nova.


“Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em sua mente”; e acrescenta: “Dos seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais”. Onde esses pecados foram perdoados, não há mais necessidade de sacrifício por eles. Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e os nossos corpos lavados com água pura. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. (Hebreus 10:16-23 NVI)

1) O pecado não é algo inteligente. É tolice, é algo insensato. Quando pecamos, nos tornamos insensíveis e perdemos a percepção espiritual. O pecado traz graves consequências. O pecado da permissão para que satanás entre em sua vida. Colocando doenças e enfermidades em seu corpo, angústias, perturbações e opressões em sua alma.

2) Ainda mais,  quando você peca, você dá permissão, permite satanás fazer incursões em sua vida,  O amor de Deus por você não sofre variações. Ele te ama tanto como sempre amou. Ele não te ama porque você é uma pessoa adorável. Ele te ama porque Ele é amor.

3) Todos os teus pecados - passados, presentes e até os que irá cometer - já estão perdoados. No momento em que você nasceu de novo. Um novo homem - espirito - foi criado em justiça, verdade e santidade.

E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração, os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza. Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus, que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade. (Efésios 4:17-24 ARC)

4) Você foi santificado e aperfeiçoado para sempre.

"Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas".  " porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados". (Hebreus 10:10, 14 NVI)

5) Quando você nasceu de novo, seu espirito foi selado com o Espirito Santo.

"com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo; em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;" (Efésios 1:12, 13 ARC)


Quando você peca, o pecado não penetra o selo que cobre o teu espirito. Como Deus é um Espirito, Ele te vê de Espirito a um espirito nascido de novo.

Deus te vê tão santo, justo, e puro como Jesus é.
"Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele".(1 Coríntios 6:17 NVI)
"Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no Dia do Juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo". (1João 4:17 ARC)

6) Você é um espirito nascido de novo e já está selado. Quando você peca, esse pecado não afeta tua posição correta diante de Deus (justificado - Rom 5:17).

7) É através de quem você é em Cristo - teu espirito nascido de movo - que você deve ter comunhão com Deus.

Esta é a maneira nova. Este é o novo e vivo caminho. Pelo sangue de Jesus temos acesso ao trono, com o nosso espirito nascido de novo. O novo homem, criado por Deus.

Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. (Romanos 7:6 ARC)

Treinamento dado no Centro de Treinamento da Fé Bíblica em 05/05/2013, por Jorge L. Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...