"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

quarta-feira, 22 de maio de 2013

UM NOVO E VIVO CAMINHO

                                                     


 A maneira do homem se relacionar com Deus no Antigo Testamento não é a mesma maneira como o caminho do Novo Testamento. O Antigo Testamento era legalista e estava baseado no desempenho do homem. O Novo Testamento, por outro lado, é um pacto de graça com base na aceitação do que Jesus fez. Por causa disso, há uma enorme diferença entre a maneira como as pessoas se aproximavam de Deus sob a Antiga e a forma como elas agora devem se aproximar dele debaixo da Nova.

O livro de Hebreus foi escrito especificamente para contrastar isso e para nos mostrar como se aproximar de Deus através de um caminho novo e vivo.

“Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em sua mente”; e acrescenta: “Dos seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais”. Onde esses pecados foram perdoados, não há mais necessidade de sacrifício por eles. Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e os nossos corpos lavados com água pura. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. (Hebreus 10:16-23 NVI)

Sob a Antiga Aliança, um sacrifício tinha que ser oferecido cada vez que um pecado fosse cometido. Então, uma vez por ano no dia da expiação, o sacrifício era feito pelo sumo sacerdote para todos e tudo. No entanto, todos estes sacrifícios eram apenas tipos e sombras do último sacrifício que havia de vir (Hebreus 9:8-12 e 24-28).

Ainda hoje, o pensamento da Antiga Aliança é predominante no corpo de Cristo. A maioria dos cristãos foi ensinada, a acreditar, que os pecados cometidos antes de eles nascerem novamente foram todos perdoados no momento em que eles foram salvos. Mas eles acreditam que os pecados que cometem após a sua salvação tem de vir sob o sangue e ser confessado, um por um.

O legalista extremo acredita que se um cristão não confessar seus pecados ele vai direto para o inferno. Os menos extremistas acreditam que pelo menos, a pessoa vai perder a sua comunhão com o Senhor, e Ele não vai responder às suas orações.
Ambos estão errados.
Se você fez Jesus o seu Senhor, você se tornou uma nova criatura, e o pecado não é mais um problema entre você e Deus.

Hebreus 10:10 diz:
Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas. (Hebreus 10:10 NVI)

Hebreus 10:14' continua dizendo:
porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados. (Hebreus 10:14 NVI)

Jesus pagou o preço por todos os pecados, e não há mais nada a pagar Não há outra forma de o dizer: Tudo está perdoado para sempre (Hebreus 10:10 e 14). Depois de entender isso, você obtém uma  confiança para entrar com ousadia no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus (Hb 10:19).

David não tinha esse tipo de relacionamento sob a Antiga Aliança. Portanto, quando ele estava arrependido sobre seu pecado com Bate-Seba e Urias, ele orou,

"Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova um espírito reto dentro de mim. Não me lances fora da tua presença, e Espírito Santo não retire de mim. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário "(Sl 51:10-12).

No entanto, para nós, como crentes do Novo Testamento para orar a mesma oração seria um insulto ao que Cristo fez por nós.
Deus criou um coração novo em nós quando nascemos de novo (2 Coríntios. 5:17)
e selou nosso espírito com o Seu Espírito Santo para que ele nunca mais fosse poluído de novo (Ef 1:13).
Ele prometeu que nunca nos deixaria nem nos abandonaria (Hb 13:5), e
que Seu amor, alegria e paz são agora uma parte permanente de nossos espíritos renascidos (Gl 5:22). No entanto, multidões de cristãos do Novo Testamento oram e cantam exatamente o oposto disso.
Estão vivendo debaixo do jugo da condenação e má consciência. São crentes da nova aliança, porém estão vivendo, fundamentados nos preceitos da antiga aliança e por esse motivo tem sido derrotados. Um novo e vivo caminho foi estabelecido pelo sacrifício único e eterno do Senhor Jesus.Isso nos leva para uma dimensão completamente nova em nosso relacionamento com Deus. Podemos ser aceitos, curados e totalmente transformados. Aleluia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...