"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

terça-feira, 3 de novembro de 2015

A GRAÇA DE DEUS É A MANIFESTAÇÃO DO SEU AMOR


GRAÇA = favor imerecido = o que Deus faz pelo homem sem ele merecer. Esse é conceito prevalente no A.T. Israel lembrava e cantava a graça (misericórdia) de Deus.  Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades, Salmos 103:2,3.

Mefibosete de Lodebar (terra do nada) é uma analogia da misericórdia de Deus no Antigo Testamento. (2 Samuel, capítulo 2)

No N.T. a palavra graça está relacionada aquilo que Deus fez (já fez) por nós em Cristo. Graça no N.T. é a manifestação do Deus encarnado, é a SALVAÇÃO manifestada em uma pessoa – Jesus Cristo. Graça é uma pessoa - Jesus Cristo; tudo o que ele fez, é, e representa para nós.

A história de Mefibosete é uma ilustração do que Deus fez por nós em Cristo; perdoou nossos pecados, nos tirou da indignidade, nos trouxe para seu reino e nos fez assentar em sua mesa todos os dias.


Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos! Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação.
Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.
Romanos 5:15-17

O amor de Deus leva-o a fazer algo para salvar o homem. Esta ação em favor do homem é chamada graça, porque o homem é merecidamente condenado, então uma ação em seu favor é um ato imerecido. Deus é justiça! Como seu ato de amor pode ser graça e justiça ao mesmo tempo.

A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça, a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
Romanos 5:20,21.


Ouça o Áudio desta Mensagem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...