"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

sexta-feira, 19 de junho de 2015

COMO VENCER O PECADO?



“Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” Romanos 6:14.
Paulo fala claramente que o cristão não está debaixo da lei, mas alguns insistem em dizer que não estamos debaixo de toda lei, mas, pelo menos, debaixo de alguma parte da lei – principalmente os dez mandamentos – nós estamos. Não! O cristão não está mais debaixo de nenhuma lei escrita no Pentateuco; não está mais debaixo do sistema da lei, não serve mais a Deus segundo a forma, agora velha forma, da lei escrita.  “E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras (os dez mandamentos. Eles foram os únicos mandamentos escritos em pedra, pelo dedo de Deus), veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,” 2 Coríntios 3:7. “Porque, se o que era transitório (o ministério da condenação, da morte. O sistema da lei) foi para glória, muito mais é em glória o que permanece.” 2 Coríntios 3:11. Bem, alguns dizem: “se o cristão não está mais debaixo de nenhuma lei, não há mais pecado, então, ele pode viver de qualquer maneira; pois onde não há lei, não há pecado.” O que quer dizer a palavra pecado? É a tradução da palavra grega, hamartia, significando: não ter parte em, errar o alvo, estar errado, errar ou desviar-se do caminho de retidão e honra; fazer ou andar no erro, desviar-se da lei de Deus, violar a lei de Deus, aquilo que é errado, pecado, uma ofensa, uma violação da lei divina em pensamento ou em ação (Strong). Na antiga Aliança, pecado, era: errar o alvo, estar errado, no sentido de não estar de acordo com a lei; desviar-se da lei de Deus, violar a lei de Deus. Na Nova Aliança, a lei escrita de Moisés, que se encontra no Pentateuco, não é mais a referência de ética e santidade para o cristão. Na Nova aliança, Jesus é a lei (Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Romanos 10:4). A pessoa de Jesus, seus ensinamentos, suas ações, são a referência; o padrão, o modelo de santidade e ética. O viver de Jesus é o viver adequado que agrada a Deus e é a referência, padrão, modelo e lei para todos; ele é o filho do homem, o paradigma da humanidade. Pecado na Nova Aliança é errar o alvo, é não estar de acordo com o padrão, o qual é Jesus. É aquilo em nós que não tem parte em Cristo, é errar ou desviar-se do caminho de retidão e honra trazido por Cristo; é violar em pensamento e ação o caminho estabelecido pelo Senhor Jesus Cristo. Na Nova Aliança a nossa referência não é a lei escrita, mas sim, Cristo. Ele é a nossa vida, não só no sentido de paradigma, mas de comunicar a nós, como Espírito vivificante, sua própria vida de ressurreição para que vivamos por ela, e assim, andarmos no caminho por ele estabelecido e frutificarmos para Deus. Como vencer o pecado, vivendo no caminho de retidão e honra trazido por Cristo? Pela graça de Deus, sua operação por nós e em nós. A Nova Aliança não trouxe apenas uma nova e única lei, a lei do amor, a qual é a referência para todos os pensamentos e atitudes dos cristãos; mas também, uma nova maneira de operação dessa lei que é diametralmente diferente da operação da lei do antigo pacto. A lei do amor, que é a lei da Nova Aliança, opera de dentro para fora, ela é a manifestação da vida de Deus recebida pelo cristão. O pecado (que é a manifestação da vida egoísta do homem, que é a manifestação da natureza do diabo, conforme Jesus falou em João 8:44, “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai...”) não terá mais domínio sobre o verdadeiro cristão, pois ele não está mais debaixo da lei (tentando cumprir os mandamentos, que são contrários a sua natureza, para agradar a Deus), mas sim, debaixo da graça, da operação de Deus em seu favor, que o livra e o capacita a andar em vitória pela lei do Espírito de vida, que é a própria natureza de Deus.

Confesse:
O pecado não mais terá domínio sobre mim, pois não estou mais debaixo da lei, tentando agradar a Deus com meu esforço próprio. Estou debaixo da graça, vivendo pela fé, confiando na operação da lei do espírito de vida que eu recebi no novo nascimento.      
                            

OUÇA O ÁUDIO DESTA MENSAGEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...