"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

quinta-feira, 18 de junho de 2015

PECAREMOS PORQUE NÃO ESTAMOS DEBAIXO DA LEI?


“Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?
Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?”
Romanos 6:1-2.

Quando pregamos o genuíno evangelho que diz que o homem é justificado apenas pela fé na obra de Cristo e que não há mais necessidade de se guardar nenhuma lei, os religiosos piram, achando que estamos promovendo a anarquia e a libertinagem, isso se dá, porque não conhecem o poder do evangelho e nem a maneira de sua operação. Diferentemente da lei, o evangelho não restringe o homem de fora para dentro o evangelho produz uma mudança na essência, no interior do homem; é uma verdadeira metamorfose que o faz viver pela lei da vida nova que ele recebe.  A Lei foi dada para restringir o pecado; a graça livra o pecador do domínio e poder do pecado. A Lei exige que o pecador se comporte como santo, a graça transforma o pecador em santo. Debaixo da Lei o homem trabalha para adquirir uma performance; debaixo da graça é Deus quem trabalha no homem transformando-o de dentro para fora. Em Romanos capítulo 5:20, Paulo diz: “A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça.” Por isso, ele começa o capítulo seis com essa pergunta: “Continuaremos pecando para que a graça aumente?” A qual era a indagação dos religiosos judaizantes. Eles acusavam Paulo de pregar a libertinagem e o pecado por afirmar que o cristão não está mais debaixo da Lei, portanto, não tinha necessidade de guarda-la. Ele faz sua defesa contra essa acusação em Romanos 3:8, “E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.” A resposta de Paulo a essa indagação é: De maneira nenhuma! Como viveremos no pecado se fomos tirados dele quando nascemos de novo. O cristão foi tirado da antiga criação caída e introduzido na nova criação em Cristo Jesus. O cristão não está mais na antiga criação pecaminosa, a qual está debaixo da lei de mandamentos externos; o cristão está na nova criação trazida por Cristo, a qual está debaixo da Lei do Espírito de Vida e o faz frutificar para Deus. A marca do verdadeiro cristão é que ele foi liberto do pecado, de uma vida egocêntrica voltada totalmente para si, e manifesta a nova natureza de Deus através dos frutos do Espírito. Portanto, ele não vive no pecado, na libertinagem ou anarquia, pelo contrário, nele – aquele que vive pelo espírito – é cumprida as justas exigências da Lei. “a fim de que as justas exigências da lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:4. Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus. Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nossos corpos, de forma que dávamos fruto para a morte.
Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.
Romanos 7:4-6.
Quando os religiosos irão entender isto? Que os cristãos não servem a Deus como os judeus, segundo a forma da lei escrita, mas servem a Deus, segundo o novo modo que é pela Lei do Espírito de Vida em Cristo Jesus. Não pertencemos mais a lei escrita, esse era o antigo marido, pertencemos ao novo marido, Cristo ressuscitado que nos concede vida espiritual (zoe) para darmos os frutos de Deus.

Confesse:
Saí da antiga criação! Não estou mais debaixo da lei! Agora estou na nova criação dando frutos para Deus e não mais dominado pelo pecado. Não continuarei mais pecando porque a graça de Deus me livra do poder e domínio do pecado.
                            
OUÇA O ÁUDIO DESTA MENSAGEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...