"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

sábado, 13 de junho de 2015

O AMOR, A LEI DA NOVA ALIANÇA



“E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.” Gálatas 5:3,4.
“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Gálatas 5:13,14.
“E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.” 1 Coríntios 9:20,21.
Como está registrado em Hebreus 7:11,12, havendo mudança no sacerdócio, necessariamente à mudança na lei. A lei (o Pentateuco) foi dada sob o sacerdócio Levítico, com a mudança para o sacerdócio de Melquisedeque houve mudança de lei. Quando falamos de mudança da lei, não estamos dizendo que a nova lei é antagônica aos princípios éticos da anterior; não estamos dizendo que agora temos um novo Deus, um novo sacerdote, com características diferentes, com uma natureza diferente do Deus da Antiga Aliança. Não! Os princípios éticos são os mesmos, são as mesmas características, é o mesmo Deus! A nova lei, a lei da Nova Aliança é o cumprimento (pleroo no grego = tornar cheio, tornar pleno, completar), é a plenitude, é o aperfeiçoamento da lei da antiga aliança; ela cumpre plenamente o objetivo da anterior, pois quem anda no amor cumpre toda a lei, ou seja, a lei atingiu seu objetivo naquela pessoa. Não tem como selecionar mandamentos na Lei; ou você está debaixo dela ou não está. Paulo deixa claro que ele não estava mais debaixo da Lei. Porém ele não vivia sem restrições, ou seja, ele não vivia pela natureza humana caída, ele não vivia por sua e para sua vontade, ele não estava sem lei, vivendo em libertinagem, agradando a todas as vontades, apetites e paixões da carne. Ele vivia restringido pela lei de Cristo. Existem àqueles que vivem sem nenhuma lei, eles vivem para si mesmos, de maneira totalmente egoísta; eles não estão debaixo da Lei (Pentateuco) dada por Deus através de Moisés. Paulo também já não vivia mais debaixo da Lei, aparentemente ele vivia como os outros que vivem sem lei, porém ele estava debaixo da lei de Cristo.  
Se nós colocamos como exigência a guarda da Lei ou de algum mandamento da Lei para sermos justificados, aceitos por Deus, estamos deixando o evangelho; da graça estamos caindo e procurando a justificação por nossas obras. Fomos chamados à liberdade, pois a Lei era uma prisão; estávamos debaixo da custódia da Lei até que chegasse o libertador que nos tiraria do domínio do pecado, da condenação, da morte espiritual e de Satanás. A Lei era o ministério da morte, da ameaça, do castigo sobre os servos a graça nos faz filhos e introduz em nós a natureza de Deus para vivermos restringidos pela Lei do Espírito de Vida em Cristo Jesus que é o amor, a expressão da natureza de Deus. Fomos libertos da custódia da Lei, mas não para vivermos segundo a carne (a natureza humana inclinada para o egoísmo, erro, pecado), mas sim, para vivermos e andarmos no Espírito, na lei da nova natureza, a lei do amor. Essa é a lei do novo sacerdote, a lei do amor; que completa e resume toda a essência da Lei em um só mandamento. “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”

Confesse:

Não estou mais debaixo da Lei, da ameaça e do medo. Eu estou na liberdade, na paz e na alegria da salvação. Não há mais condenação para mim, pois estou em Cristo. Sou uma nova criatura e a expressão da minha nova natureza é o amor. Hoje estou debaixo da lei de uma nova natureza e essa lei que me governa me leva a agradar a Deus e amar o próximo

OUÇA O ÁUDIO DESTA MENSAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...