"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

quarta-feira, 17 de junho de 2015

O EVANGELHO DE HOJE É O MESMO QUE PAULO PREGAVA?



 “Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!
Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!” Gálatas 1:8,9.

Paulo falou categoricamente que todo “evangelho” que for diferente daquele que ele ensinou está fadado à destruição e seja amaldiçoado quem assim ensina. Ou seja, tal pessoa está destinada a perdição se não se arrepender. Qual evangelho Paulo pregava? Ora, a própria etimologia da palavra mostra o que Paulo pregava: “as tremendas e quase inacreditáveis boas notícias daquilo que Deus fez para o pecador em Cristo Jesus”. Paulo ensinava a salvação de todos os homens baseada na graça de Deus – o presente (justificação) que Deus deu gratuitamente aos homens – independentemente das boas obras ou das obras da Lei feita pelo homem. Em efésios capítulo 2 nós encontramos a essência do ensino de Paulo. “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.” Efésios 2:4,5.
Deus vendo o estado do homem pecador, a sua incapacidade de guardar a Lei e de se livrar do pecado; vendo a destruição a qual ele estava destinado; por misericórdia fez algo em favor do homem. E o fez quando ainda o homem era um terrível pecador, com a natureza e imagem de Satanás; sendo seu inimigo. “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” “Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho...” Romanos 5:8,10a. “Ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.” 2 Coríntios 5:19.
Deus não exigiu que o pecador mudasse seu comportamento para que Ele pagasse o preço de seu resgate, Ele fez por misericórdia, por puro ato de amor; essa é a graça de Deus e, era a mensagem, que Paulo pregava. “pela graça vocês são salvos.” A Lei exige que o homem tenha um comportamento adequado para ser salvo; a graça é Deus fazendo algo pelo homem e, no homem, para que ele seja salvo. “Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;” Efésios 2:6-8. Cristo Jesus é colocado como o representante da raça humana e todo aquele que crê nele é identificado por Deus em sua obra redentora – morte, ressurreição e ascensão. O Senhor Deus considera que o que aconteceu com Cristo, aconteceu com o pecador regenerado e, assim, ele ganha uma posição de justiça diante de Deus e a partir dessa posição de justificação Deus aceita o perdido pecador e começa a operar nele a obra de conformação à imagem de Cristo. Essa é a manifestação da incomparável graça de Deus demonstrada em sua bondade para com a humanidade perdida. Pois, o que a lei não pode fazer – santificar o homem; Deus o fez, através de Cristo Jesus, condenando o pecado na carne de Seu filho. (Romanos 8:3). Paulo conclui: “Esta salvação, providenciada pela graça de Deus, é recebida pela fé” (do grego, pistis = convicção ou fé forte e benvinda de que Jesus é o Messias, através do qual nós obtemos a salvação eterna no reino de Deus - Strong). Fé como ideia de confiança, entrega; entregar-se completamente na mão do salvador para conduzi-lo salvo e protegido ao reino eterno; da mesma maneira que um acusado entrega seu destino nas mãos de um advogado diante de um tribunal. Mediante a essa entrega de fé, o pecador recebe a vida de Deus em seu espírito e passa a ser uma nova criatura, passando a viver pela lei (natureza) dessa vida que produzirá os frutos de Deus. Nessa nova maneira de viver, pecado é tudo que é feito sem fé, ou seja, aquilo que fere a consciência trazida pelo evangelho, é tudo o que é feito sem amor (amor altruísta que procura o bem, o melhor para o próximo) e tudo que é feito baseado no egoísmo, essas coisas são pecado, segundo a eterna lei de Deus. Essa espécie de atitudes fere a lei da vida que é segundo a natureza de Deus.

Confesse:
Eu creio no único e genuíno evangelho, o mesmo, que Paulo pregava. Fui salvo pela graça e continuo vivendo pela graça, ou seja, pela operação de Deus em mim; que me livra da velha criação, me livra do pecado e da morte.

OUÇA O ÁUDIO DESTA MENSAGEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...