"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

domingo, 14 de junho de 2015

O AMOR É A COMPLETUDE DA LEI



“Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:4.

Um ser que tem a capacidade de cumprir a essência da lei é aquele cuja natureza é constituída de amor. O que a lei exige tem por base justiça e respeito para com o próximo, ora quem tem uma natureza de amor, uma natureza altruísta, está capacitado a cumprir os preceitos da lei. Os que vivem na carne, pela natureza humana caída, não conseguem cumprir a lei, pois é uma natureza egoísta, narcisista, centrada em si mesma. Os que vivem no Espírito foram os que nasceram de novo e receberam a natureza de Deus, eles devem e tem a capacidade de andar segundo o Espírito, que é andar pela lei do amor. “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13:34,35. Amar não é fazer caridade como um pagamento para ser salvo. Não é fazer boas obras para compensar os pecados e receber a absolvição de Deus. Amar é a expressão da nova natureza daquele que nasceu de novo. A salvação consiste em ter nascido de novo, ter sido religado a Deus, através da obra redentora do Senhor Jesus pelo novo nascimento. Por estarmos em Deus através do novo nascimento a natureza de Deus é introduzida em nós e essa se manifesta pelo amor. Quando andamos em amor pela natureza de Deus a essência da lei é aperfeiçoada em nós.  A lei tem no amor a sua plenitude a sua perfeição. “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” Romanos 13:8-10.
“...De sorte que o cumprimento (pleroma no grego = aquilo que é preenchido, pleno, cumprido cabalmente) da lei é o amor.” O amor cumpre e preencher as exigências da lei. E o amor é uma vida de altruísmo, pensar no direito e necessidade dos outros. Paulo diz: “se há algum (qualquer) outro mandamento se resume em uma palavra: amar o próximo.”  “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;” Mateus 5:44. A maior prova de que nascemos de novo e pertencemos a Deus é a manifestação dos frutos do Espírito Santo em nossas vidas, cuja essência é o amor. Estamos livres da lei de mandamentos, segundo o Pentateuco, que de certa forma nos eram contrarias; hoje vivemos pelo amor a expressão da natureza de Deus em nós.

Confesse:
Vivo pela lei da vida, vivo pelo amor. Hoje tenho a capacidade de andar pelo espírito pela natureza de Deus que é a completude da lei de mandamentos. Hoje estou na lei da liberdade, a lei que me livra do pecado e da morte.

OUÇA O ÁUDIO DESTA MENSAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...