"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

terça-feira, 9 de junho de 2015

JESUS CUMPRIU TODA A LEI POR NÓS



“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:17,18.

Jesus é a encarnação do Deus vivo; do Cristo, do filho unigênito; Ele veio ao mundo pela via natural, nascido de mulher, como judeu, nascido debaixo da Lei de Moisés; como cordeiro substituto, não poderia ter defeito nem mácula, deveria ser justo, fiel cumpridor da Lei. Jesus não poderia ab-rogar (kataluo (grego)= subverter, derrubar) a lei ou os profetas, pois como filho do homem ele estava debaixo da lei e das profecias dos profetas, se ele quebrasse a lei estaria desqualificado para ser o cordeiro substituto. Jesus, como homem, cumpriu a lei e as profecias a seu respeito; como cordeiro substituto ele pagou a dívida que a humanidade tinha com a lei, cravando-a na cruz. Ao ressuscitar dos mortos ele inaugura a nova criação, o novo homem, que está acima da lei que fora dada aos pecadores da antiga criação caída. A nova criação, que é resultado da Nova Aliança, está acima da lei e dos profetas.  “Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.” Mateus 11:11. Jesus como o último Adão, o representante da humanidade, sofreu o juízo de Deus na cruz sobre a criação caída do primeiro Adão. Na cruz a antiga criação foi eliminada e a era da Lei, da antiga Aliança, foi encerrada. “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.” Romanos 10:4 Em Cristo saímos de Adão – da antiga criação – e entramos na nova criação pelo novo nascimento. Jesus ressurreto tornou-se espírito vivificante – espírito que transmite a vida de Deus, a natureza de Deus. “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante” 1 Coríntios 15:45. A lei foi dada ao homem pecador, a criação caída em Adão, ela agia de fora para dentro; eram mandamentos, normas, regras e ameaças de castigos escritas para causar reverência, medo, pavor, a fim de manter o pecador na linha. Jesus Cristo como espírito vivificante transmite ao homem a vida de Deus e o eleva a nova criação. Na nova criação recebemos a lei do Espírito e vida que atua de dentro para fora, andamos de acordo com a natureza de Deus e produzimos os frutos de Deus; é uma dimensão totalmente nova e muito superior a aliança da Lei. Não vivemos por obediência a mandamentos externos, vivemos pela lei da nova natureza que recebemos.  “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:22,23.

Confesse:
Jesus como meu representante cumpriu toda a Lei e as profecias por mim e em meu favor. Em Cristo a justiça mediante a lei foi encerrada. Em Cristo, pela cruz, a antiga criação foi encerrada. No Cristo ressurreto começa uma nova criação onde impera a Lei do Espírito e Vida. Morri com Cristo para antiga criação e consequentemente para a lei, agora eu faço parte da nova criação e vivo pela lei da natureza de Deus dentro de mim.

OUÇA O ÁUDIO DESTA MENSAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...