"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

quarta-feira, 10 de junho de 2015

TUDO SE CUMPRIU?


“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:18.
“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.” Colossenses 2:16,17.
“De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.” Hebreus 7:11,12.
Como harmonizar o que Jesus disse com essas outras escrituras, e tantas outras que se encontram no Novo Testamento?
Muitos advogam a tese de que o “sem que tudo seja cumprido” refere-se ao fim dos tempos, ao fechamento desta era, ao cumprimento de todas as coisas. E, por isso, concluem que nós devemos ainda obedecer a Lei, senão toda ela, pelo menos os dez mandamentos e outros mais. Ou seja, estamos em Cristo, mas também estamos debaixo de parte da Lei. Mas o que Jesus queria dizer com “nenhum jota ou um til da lei deve ser tirado, sem que tudo seja cumprido”. O vocábulo “lei” do grego “nomos” na maioria das vezes faz referência ao Pentateuco, a torah, os cinco primeiros livros da Bíblia, onde se encontra o conjunto de leis dado por Deus ao povo, através de Moisés. Nada na Lei pode ser mudado antes que, tudo se cumpra. Agora, nos escritos de Paulo, como também no livro aos hebreus verificamos mudança na Lei e a não obrigatoriedade do cristão em cumprir o Pentateuco.  A lei para os cristãos consiste em: a lei que exige fé “Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.” Romanos 3:27; a instrução moral, os princípios ensinados e vividos por Cristo, especialmente o preceito a respeito do amor. Bem, vimos que houve mudanças e que o cristão não está mais debaixo da Lei, então concluímos que “sem que tudo seja cumprido”, não se refere ao término da era presente. O q   ue significa então a Lei não passará sem que tudo se cumpra?   “E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito;” Lucas 18:31.
“E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura;” Atos 13:29.

Baseados nos versículos citados, concluímos que não era a respeito de praticar toda a Lei que Jesus estava falando, mas sim do cumprimento das profecias a seu respeito. Eis o que Jesus estava dizendo: “Nem um jota e nem um til da Lei e dos profetas será tirado, mesmo que a terra e o céu passem, mesmo que aconteça uma catástrofe, tudo o que foi dito a meu respeito se cumprirá.” Nada impediria Jesus de cumprir sua missão, ou seja: 1) guardar a Lei como nosso representante e, qualificar-se como o cordeiro substituto; 2) E cumprir todos os tipos, alegorias e figuras da Lei; como também cumprir todas as profecias a respeito de sua vida, obra e sofrimento expiatório em favor dos homens.  “ESTÁ CONSUMADO”. Jesus cumpriu todas as coisas tornando-se nosso eterno salvador e inaugurou a nova criação no poder do Espírito eterno.

Confesse:
Jesus cumpriu tudo em meu lugar e para meu benefício. Por causa de sua obra recebi uma nova vida. Vivo pela fé e pela Lei do espírito e vida em Cristo Jesus. No poder dessa nova vida produzo os frutos de Deus. Glória a Deus! Tudo se cumpriu em Cristo.

OUÇA O ÁUDIO DESTA MENSAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...