"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A GRAÇA NOS DISCIPLINA




Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. 
Cristo através de sua obra redentora nos libertou da condenação ao inferno, da autoridade de Satanás, das trevas para seu reino de amor, das maldições, do poder do pecado e da lei de mandamentos. No contexto de gálatas, Paulo está sobre a libertação da lei. A lei foi dada ao pecador, foi dada aos filhos de Adão àqueles que são participantes da primeira criação caída. Ora aquele que nasceu de novo, morreu com Cristo, saindo assim de Adão e entrando em Cristo pelo poder da ressurreição. O cristão não está mais debaixo da servidão da lei, não mais obrigado a guardar a lei de mandamentos e nem está mais debaixo da condenação da lei, pois ele morreu em Cristo.

 De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. Romanos 7:3,4.

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Gálatas 5:13.

Paulo faz uma advertência quanto a necessidade de disciplina por causa da carne. Em Cristo estamos livres de todas as obrigações da lei de Moisés, estamos livres da antiga aliança. Estamos desfrutando da alegria da liberdade, mas por termos em nós ainda a bagagem do velho homem não podemos viver de qualquer maneira dando vazão a todos os sentimentos, desejos e vontades. Pois nosso homem exterior (alma e corpo) está contaminado com o pecado proveniente do nascimento natural. Então, Paulo está dizendo: “Não use a liberdade como desculpa para dar ocasião à carne.” O cristão recebeu a natureza de Deus, recebeu em seu espírito a vida zoe; essa vida tem uma lei e os filhos de Deus vivem pela lei dessa nova natureza. Todo ser vivo tem sua natureza peculiar e vive pela lei dessa natureza. Uma é a natureza do peixe; outra é a natureza da ave e outra a natureza dos mamíferos. Assim é o filho de Deus, ele recebeu a natureza de Deus e essa natureza tem uma lei, que é a lei do amor. A lei da antiga aliança era a manifestação do caráter e natureza de Deus em forma de mandamentos. A essência da lei era o amor, a misericórdia e a justiça. Deus não mudou sua natureza, nem sua vontade. Na nova aliança a lei de Deus que era em forma de mandamentos exteriores se transformou na vida de Deus colocada em nós que se manifesta através da lei dessa natureza – o amor. A vida e a lei da vida – o amor – serão os tutores que educarão os filhos de Deus a suplantarem a carne. 

Ouça o áudio desta mensagem:


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...