"Mas Deus PROVA SEU AMOR para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós AINDA PECADORES." Romanos 5:8

sexta-feira, 10 de abril de 2015

SALVANDO A ALMA PELA NOVA CRIAÇÃO




“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” Efésios 4:22-24.

A salvação que Jesus conquistou para o homem é plena, restaura tudo o que o homem perdeu e muito mais, e é integral, ou seja, para todo o seu ser – espírito, alma e corpo.  A salvação começa pelo espírito através do novo nascimento. O homem é salvo quando ele é religado a Deus por meio de Jesus – o caminho a verdade e a vida. O velho homem, pertencente a velha criação, ele morre em nós quando nascemos de novo. A natureza caída de Satanás é trocada pela natureza de Deus que entra em nosso espírito. O velho homem morre, mas sua bagagem fica em nós, ou seja: as marcas, as feridas, os traumas, os hábitos, as sinapses neuronais; o velho homem é enganado pelas concupiscências e cria uma estrutura mental e emocional em cima do engano e da vaidade da vida terrena.  Para que se manifeste o que somos no espírito, através da nova criação, e se consolide em todo o nosso ser precisamos renovar a nossa mente. A renovação da mente, a obra da Palavra mais o Espírito Santo, vai tirar toda a bagagem do velho homem que está instalada em nossa alma – em nossos sentimentos, pensamentos e vontade. A nossa estrutura psicológica – pensamentos e sentimentos – foi  edificada pela velha criação caída. É necessário todo um trabalho de renovação, restauração, recriação da estrutura mental e sentimental, isso é que chamamos de salvação da alma. O espírito está religado com Deus, ele está salvo; mas a alma precisa ser salva. Esse é processo de santidade. O homem interior, o novo homem, foi criado pela Palavra da verdade.  “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” 1 Pedro 1:23.

Ele foi criado em justiça – ele é justo; e em santidade – ele é santo. Deus é espírito e se relaciona conosco de espírito para espírito. É assim que Deus nos vê no espírito, um espírito justo e santo.   “Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, E AOS ESPÍRITOS DOS JUSTOS APERFEIÇOADOS;”  Hebreus 12:22-23. A nossa alma é salva pela nova criação quando o homem interior, o espírito, através da vida de Deus implantada nele, começa a dominar a alma e consequentemente o corpo. Isto acontece através da renovação da mente, da renovação da nossa estrutura psicológica.  “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, MAS SEDE TRANSFORMADOS PELA RENOVAÇÃO DO VOSSO ENTENDIMENTO, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:1-2. Crendo e andando à luz da PALAVRA iremos experimentar em nosso viver diário aquilo que o espelho da Palavra de Deus diz a nosso respeito.


Confesse:
Eu fui gerado de novo pela semente incorruptível da Palavra de Deus. Deus me vê santo, justo, perfeito em Cristo. Eu sou um espírito justo. Eu estou em comunhão com Deus, nesta comunhão, pela PALAVRA, minha alma é completamente restaurada.  Ando em novidade de vida.
OUÇA O ÁUDIO DESTA MENSAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...